Caminhos da Leitura

Caminhos da Leitura

Um evento cultural itinerante que circula pelas cidades do Brasil  levando o universo da leitura para quem não tem acesso!

Atingindo mais de 6 milhões de leitores nas duas primeiras temporadas, possibilitou que crianças, jovens e adultos tivessem acesso a mais de 5 mil horas de programação cultural gratuita e diversificada, ligada a temas literários. O projeto conta também com uma feira de livros a preços populares, reunindo diversas obras consagradas e atuais.

Projeto aprovado na Lei Rouanet: Pronac 13 1078.

Como Surgiu o Projeto

O projeto nasceu a partir de uma pesquisa realizada, mostrando que 50% da população brasileira nunca leu um livro.

Indo atrás dos fatores que nos levavam a esse triste número, constatamos que a falta de acessibilidade física do livro (70% das cidades brasileiras não tem sequer uma livraria), a falta de acessibilidade financeira ao livro (o livro no Brasil ainda é um artigo caro) e a associação da leitura à obrigação, ao dever, formavam 3 itens que influenciam diretamente para a composição desse cenário.

A partir dessa constatação, vimos a necessidade de criar um projeto para democratizar a leitura, levando o livro até  as pessoas, dando condições financeiras para que essa população pudesse adquirir  esses livros, e principalmente, criando um ambiente e uma experiência da associação da leitura a um hábito prazeroso.

Durante um ano, o projeto foi desenvolvido, apresentado e chancelado pelas maiores entidades literárias do Brasil: a ABDL (Associação Brasileira de Difusão do Livro), a CBL (Câmara Brasileira do Livro), a FBN (Fundação Biblioteca Nacional), a ANL (Associação Nacional de Livrarias), que contribuíram e abraçaram a causa. Feita essa peregrinação nascia o Caminhos da Leitura.

 

Para saber mais, entre em contato com a gente!

infinitocultural@infinitocultural.com.br